top of page

PROJETOS

Ocupação Move Concreto! Contagem (2023)

O projeto tem como intuito oferecer uma residência artística de formação e criação em videodança ocupando o espaço do Grupo Trama de Teatro na cidade de Contagem (MG) através de encontros entre estudantes/artistas moradores da cidade com professores/artistas convidados. O objetivo desta residência artística é trabalhar com os atravessamentos, conceitos e possibilidades de criação e construção de conhecimento envolvendo a videodança, o audiovisual, a dança nos espaços públicos e a acessibilidade com base na investigação da cidade de Contagem – trabalhando com as potências advindas dos aspectos urbanos, sociais, culturais, históricos e afetivos como também a partir das experiências individuais de seus moradores.

Realizado em Agosto e setembro de 2023 através do patrocínio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem – Edital Movimenta Cultura.

[ocupação_contagem]_card_logo_.png

Ocupação Move Concreto! Sabará (2023)

O projeto tem como intuito oferecer uma residência de formação e criação com foco no patrimônio histórico da cidade de Sabará e o trânsito entre patrimônio material e imaterial através de encontros entre estudantes/artistas moradores da cidade de Sabará e/ou região metropolitana com professores convidados nas áreas de patrimônio, arquitetura, corpo e audiovisual. O objetivo dessa residência de formação é trabalhar com os atravessamentos, conceitos e possibilidades de criação e construção de conhecimento envolvendo patrimônio, arquitetura, corpo e audiovisual com base na investigação do patrimônio histórico de Sabará – trabalhando com as potências advindas dos aspectos urbanos, sociais, culturais, históricos e afetivos como também a partir das experiências individuais de seus moradores.

 Realizado em junho e julho de 2023 através do patrocínio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura de Minas – Edital Via Liberdade.

Feed 001.jpg

 Move Concreto! Mulheres e videodança - segunda edição (2023)

Nesta edição, que acontece de 05 a 23 de maio de 2023 de maneira presencial e virtual, propomos trazer ao público o acesso à obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres, com o ideal de contribuir com a produção audiovisual feminina, intensificando ações que visam a igualdade de gênero e valorização da diversidade, através da participação de mulheres cisgênero, transsexuais, travestis, de diversas orientações sexuais através de filmes realizados por cineastas de diversos estados brasileiros, além de ações formativas e bate papos. A programação é gratuita e conta com a exibição de 20 filmes e 6 ações formativas do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. A programação presencial ocupa 5 centros culturais de Belo Horizonte com diversas ações. A abertura da mostra acontece no Cine Santa Tereza com a exibição dos filmes mineiros – seguindo um importante caminho que a mostra e o grupo que a produz – Grupo Contemporâneo de Dança Livre – vem construindo: a inserção da videodança nos espaços de exibição de filmes.

Realizado em maio de 2023 através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte - edital BH nas telas.

Site: moveconcreto.com

Card geral_FEED #.jpg

 Move Concreto! Videodança pela cidade - segunda edição (2023)

Como podemos experimentar atualmente outras sensorialidades nestes espaços e ressignificar nossas relações? Qual a importância da cidade para o que somos enquanto cidadãos? O que podemos construir como coletivo ao ocupar a cidade e pensá-la como parte de nós, buscando romper com os diversos ciclos de opressão? Estes são alguns pontos de partida para a mostra Move Concreto! Videodança pela cidade – segunda edição. Nesta edição, que acontece de 01 a 17 de março de 2023 de maneira presencial e virtual, propomos trazer ao púbico as relações entre corpo, cidade, dança, audiovisual e seus múltiplos atravessamentos estéticos, políticos e sociais na contemporaneidade através de filmes realizados por artistas de diversos estados brasileiros, além de ações formativas e bate papos. A programação é gratuita e conta com a exibição de 30 filmes e 6 ações formativas da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A mostra é produzida e idealizada pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre e tem curadoria de Astergio Pinto, Duna Dias, Leonardo Augusto e Luísa Machala.
Projeto realizado em março de 2023 com recursos do Fundo Estadual de Cultura e do Governo do Estado de Minas Gerais. Protocolo n° 2022.2201.0033 (Edital Exibe Minas).

Site: moveconcreto.com

divulgação_move_concreto_segunda_ed_13.png

 Ocupação Move Concreto! Venda Nova (2022)

O projeto tem como intuito oferecer uma residência artística de formação e criação em videodança ocupando o espaço do Centro Cultural Venda Nova em Belo Horizonte (MG) através de encontros entre estudantes/artistas moradores da regional de Venda Nova com professores/artistas convidados. O objetivo da residência artística é trabalhar com os atravessamentos, conceitos e possibilidades de criação e construção de conhecimento envolvendo a videodança, o audiovisual, a dança nos espaços públicos e a acessibilidade com base na investigação da região de Venda Nova trabalhando com as potências advindas dos aspectos urbanos, sociais, culturais, históricos e afetivos dessa parte da cidade de Belo Horizonte como também a partir das experiências individuais de seus moradores.

Realizado em maio e junho de 2022 através do patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura – Edital Descentra 2021.

card ocupação vn GERAL.png

Mostra de Dança do Fim do Mundo (2022)

Quais danças emergem do caos? A Mostra de Dança do Fim do Mundo convoca para o encontro com a dança como forma de resistência a partir da diária sensação de caos da contemporaneidade brasileira. De 08 a 24 de Setembro de 2022 serão realizadas apresentações de espetáculos, performances, mostra de videodança, ações formativas e bate papos em diversos espaços da cidade – e também virtualmente -  abordando questões sociais e políticas da contemporaneidade, sob um olhar crítico, transformador e desobediente, fomentando e celebrando o reencontro das danças com a cidade. A curadoria foi realizada por André Sousa, Cib Maia e Leonardo Augusto. A produção e idealização é do Grupo Contemporâneo de Dança Livre. Programação gratuita. 

Este projeto foi realizado em setembro de 2022 com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte –n° do projeto 0603/2020.

cartaz virtual_Mostra_Inscrições01.png

 Reencontros poéticos (2020/2021)

"Reencontros Poéticos" é o novo projeto de intercâmbio do Grupo Contemporâneo de Dança Livre em parceria com outros 18 artistas de 6 países. A ideia é manter relações nesse período de isolamento social e reconstruir os modos de encontro. Por isso convidamos artistas que tivemos a honra de conhecer durante nossas turnês, com os quais já trocamos experiências e temos muito carinho para realizar conexões poéticas à distância. A ideia é manter relações nesse período de isolamento social e reconstruir os modos de encontro. O resultado do projeto são vídeos realizados pelos artistas convidados em parceria com os artistas do grupo. A edição dos vídeos é de Duna Dias,assim como a colagem desenvolvida especialmente para o projeto.

Reencontros poéticos_divulgação.jpg

 Move Concreto! Mulheres e videodança (2021)

16 de Abril a 25 de Abril de 2021.

A mostra tem como objetivo promover, descentralizar, disseminar e democratizar o acesso à obras de videodança produzidas e protagonizadas por mulheres, com o ideal de contribuir com a produção audiovisual feminina, intensificando ações que visam a igualdade de gênero e valorização da diversidade, através da participação de mulheres cisgênero, transexuais, travestis, de diversas orientações sexuais. A mostra é composta por 25 vídeo danças realizadas por artistas brasileiras selecionadas através de convocatória e 6 ações formativas. Conta ainda com 4 obras com acesso em audiodescrição e bate papos online com as artistas participantes. Todas as conversas terão acesso em libras.


O evento é realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre através do apoio da Lei Aldir Blanc – Edital n° 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais.

Site: moveconcreto.com 

PROGRAMAÇÃO GERAL FEED.png

 Move Concreto! Vídeo dança pela cidade (2020)

18 de Setembro a 04 de Outubro de 2020.

A mostra “Move Concreto! Vídeo dança pela cidade” tem como objetivo descentralizar, disseminar e democratizar o acesso a diferentes formas de vivenciar a dança nos espaços públicos, através da realização de uma mostra online de vídeo dança. A programação da mostra é formada por trabalhos cujas pesquisas envolvem as diversas relações entre a dança, o corpo e os espaços públicos na contemporaneidade. A mostra é composta por 10 vídeo danças realizadas por artistas de Belo Horizonte e região metropolitana selecionadas através de convocatória; uma vídeo dança produzida pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre com acesso em audiodescrição, bate papos online com os artistas participantes e uma estreia internacional. Todas as conversas terão acesso em libras.

O evento é realizado pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre através do patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Site: moveconcreto.com 

Move concreto mosta 2020_58 (1).jpg

Move Concreto! Experiências de dança no espaço público (2017)

O evento “Move Concreto! Experiências de dança no espaço público”, promovido pelo Grupo Contemporâneo de Dança Livre e patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Contagem, realizará entre os dias 16 a 21 de outubro uma programação envolvendo espetáculos de dança desenvolvidos para espaços públicos e uma Mostra de Vídeo Dança na Fachada em  Contagem (MG). Serão realizadas apresentações dos espetáculos “Na reta de 4 corpos”, “Falta de ar” e “Áporos”  e dois dias da Mostra de Vídeo Dança na Fachada. Os três espetáculos de dança que serão apresentados dentro da programação do “Move Concreto! Experiências de dança no espaço público” são trabalhos de pesquisa em dança realizados especificamente para espaços públicos e suas relações com o corpo e os processos urbanos na contemporaneidade e que já foram apresentados no Brasil e no exterior. Já as vídeo danças  que serão exibidas na Mostra de Vídeo Dança na Fachada foram selecionadas através de uma convocatória nacional e internacional que convidou artistas a enviarem trabalhos de vídeo dança com a temática “corpo e cidade”. Além disso, será oferecida gratuitamente,  a oficina  "Experimentos em vídeo dança".

cartazA3 2.png
bottom of page